9 de julho de 2009

Bolo de anos



Para apagar as velinhas de mais um aniversário, ontem, fiz um bolo simples carregadinho de chantilly a fazer lembrar os de quando era pequena. Durante a infância, a minha festa de anos tinha três coisas previsíveis: o salame com amêndoa, especialidade da minha mãe, o bolo de morangos com chantilly e os peixinhos-da-horta ao jantar. O bolo de anos era, normalmente, de compra.

O bolo de ontem é o fofo de fécula de batata, uma receita velha que nunca falha. Nos últimos tempos, quando faço este bolo costumo rechear com ananás de lata, mas desta vez foi com morangos ao natural.

Bolo:
6 ovos
180 g açúcar
100 g fécula de batata
1 c. chá (bem cheia) de fermento

Calda:
250 mL sumo de morango (usei natural, coado, um pouco diluido; UmBongo de Morango era capaz de dar)

Cobertura e recheio:
2 pacotes de natas frescas (Longa Vida)
1 pacote de FixChantilly (Vahiné; opcional, mas permite manter o chantilly bem firme, sobretudo no Verão)
120 g açúcar
morangos

Como tenho 2 formas redondas médias, untei-as com manteiga, recortei 2 discos de papel vegetal e forrei com eles apenas o fundo das formas. Voltei a untar com manteiga por cima do papel. Polvilhei com farinha. Assim, não há bolo que pegue! Pode fazer-se apenas numa forma e depois abrir o bolo ao meio para rechear.

Aquecer o forno a 180 ºC.

Bater as claras em castelo e reservar. Bater as gemas com o açúcar até obter uma gemada esbranquiçada, juntar a fécula misturada com o fermento e mexer e, por fim, adicionar as claras, envolvendo, sem bater. Distribuir a massa pelas duas formas e levar ao forno.

Entretanto, pode preparar-se o chantilly batendo as natas durante um minuto, na batedeira, e adicionando o Fixchantilly misturado com o açúcar. Bater até obter uma consistência boa para a cobertura. Guardar no frigorífico.

Deixar arrefecer os bolos (este bolo abate quando sai do forno) dentro das formas. Dispor um deles no prato de servir e regar com metade do sumo. Colocar uma camada de chantilly e colocar morangos cortados por cima. Regar o outro bolo com metade do sumo que resta, ainda dentro da forma, e colocá-lo por cima do recheio. Com o resto do sumo regar o topo do bolo.

Com o restante chantilly e morangos finalizar a decoração.

Usei, ainda, uns discos de chocolate negro e chá de jasmim, para lhe dar uma graça.



4 comentários:

  1. Este bolo está um luxo. De dar água na boca.

    ResponderEliminar
  2. Que bolo lindo!
    A fécula de batata deixa as massas fofas como se quer, e depois com a fruta e o chantilly a festa fica feita!

    Gostei da decoração! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Este bolo está uma obra de arte, muitos parabens.
    bjsss

    ResponderEliminar
  4. São 3 horas da matina...e antes de me ir deitar ...como costumo fazer kuase todos os dias vim aki espreitar as novidades... e axo k perdi o sono...
    PARABÉNS!
    PARABÉNS!
    Andamos a falar neste dia toda a semana... e deixamo-lo passar sem dar conta...
    PARABÉNS
    PARABÉNS!

    ResponderEliminar