30 de junho de 2009

Pão de manga



Desde que recebi o último número da Revista Bimby andava a namorar estas trançocas. Acabei por fazer. Para me facilitar a vida, fui encontrar a receita transcrita, on-line, no Forum Bimby, pela mão da Belusca.
É mesmo bom, este pão! Não sei se repararam, mas a trança de trás já sofreu um corte. Não deu para esperar pela foto!

29 de junho de 2009

Tosta de salmão

Este fim-de-semana, fugimos à chuva tropical de Lisboa e rumámos a Tavira (com um sol fantástico!). Obrigada Manel, Manecas e mãe pela organização e acolhimento; obrigada aos avós que viajaram também para tomar conta da pequenada e, assim, nos permitir, além da limpeza da ria, uns fora-de-horas que incluiram umas tostas de salmão no Ref. Como havia salmão fumado no frigorífico, fiz umas tostas para o lanche-ajantarado de hoje.

Por tosta:
1 fatia grande de pão
maionese para barrar
alface
1-2 fatias de salmão fumado
cebola finamente fatiada
pimenta
limão

Torrar ligeiramente o pão. Barrar com maionese e dispor alface por cima. Colocar o salmão, a cebola e moer pimenta por cima. Cortar em pedaços e servir com limão que se espreme por cima da tosta. Para me deliciar com a tosta ainda morna, organizei uma linha de montagem, de modo que da torradeira até à boca foi um piscar de olhos!

26 de junho de 2009

Bifes de frango Pizzaiola


Estes bifes de frango (também já fiz com peru) são outros tais que primam pela facilidade de confecção. Descobri a versão Bimby na Revista Bimby 03 (p. 24), mas nunca fiz de tal forma. Para quem não tem a revista pode encontra-se a mesma receita no Forum Bimby.

Na forma tradicional (tentei ajustar medidas, porque na realidade prepara-se um pouco “a olho”) para 4 pessoas:

4 peitos de frango
50 g manteiga
30 g azeite
Sal e pimenta
Fatias de queijo flamengo, edam ou gouda
200 g polpa de tomate
1 cebola
1 dente de alho
50 g vinho branco
Orégãos
Manjericão seco
1 c chá de açúcar
E tudo o que gostarem e tiverem à mão para melhorar o molho de tomate

Abrir os peitos de frango e espalmá-los. Numa mistura de manteiga e azeite aquecida numa frigideira saltear os bifes temperados de sal. Escorrer os bifes e forrar com eles o fundo de uma forma refractária. Reservar.
Na gordura colocar o alho e a cebola muito picados. Deixar alourar. Regar com o vinho e reduzir. Juntar o tomate e deixar borbulhar. Temperar com as ervas, a pimenta, o açúcar e rectificar o sal. Mexer. Retirar do lume e deitar por cima da carne.
Dispor as fatias de queijo por cima do molho e levar ao forno para gratinar.

25 de junho de 2009

T-shirt bag



Se tiverem uma t-shirt para reciclar, se precisarem de um saco de compras ou de praia, ou se quiserem preparar um presente personalizado aqui, vai uma sugestão para fabricarem um saco em 10 minutos. Vi esta dica num programa da Martha Stewart, que dava na Sic Mulher, e achei-lhe piada. Para quem tenha máquina, pode ser executado em 5 minutos. Esta por acaso, costurei à mão.

Vão precisar de uma tesoura, uma agulha e linha (um kit de costura, dos que dão nos hotéis, serve; só não traz dedal!).
Execução:
1, Do avesso, costuram a "fralda", cozendo a parte da frente à parte de trás.
2, Do direito, recortam as mangas, usando como orientação a própria costura.
3, Recortam o decote (igual à frente e a trás). De preferência, um decote mais ou menos quadrado, que pode ser mais descido consoante o estampado que têm na t-shirt.
4, Já está!

24 de junho de 2009

Muffins de Nutella

Estes muffins são de uma facilidade de preparação enorme e encontrei-os pela primeira vez na Revista Bimby 04 (p. 30). Como somos consumidores de Nutella, nunca me atrevi a fazer o creme de chocolate e avelãs, como indicado na revista. Para quem não tem a revista, a receita encontra-se no Bimby 4 All.
É daquelas receitas que são boas e diveridas para fazer com as crianças (querem lamber os palitos!). Ontem fiz doze, mesmo antes do jantar. Hoje de manhã, só tinha 3! E não houve notícias de dores-de-barriga!

Para 12 muffins grandes:
140 g manteiga
100 g açúcar
3 ovos
200 g farinha Branca de Neve com fermento
1 pitada de sal
creme de chocolate e avelãs q.b., do tipo Nutella

Pré-aquecer o forno a 180º C.
Colocar todos os ingredientes (com excepção da Nutella) no copo e programar 1 Min/Vel 3.
Forrar um tabuleiro de queques (o meu é do IKEA e dá para 12) com formas de papel. Encher cada forma com a massa até meio, com ajuda de uma colher de sopa. Em cada forma, por cima da massa, colocar uma colher de chá de Nutella e, com ajuda de um ou 2 palitos, misturar.
Levar o tabuleiro ao forno durante ± 20 minutos. Verificar a cozedura com palito, pelo lado da massa "branca". O creme de chocolate solidifica depois de arrefecer.

23 de junho de 2009

Bacalhau de forno


Esta receita está na família ainda antes da maionese se comprar nas lojas. Foi incrementada, nos últimos anos, com a adição do miolo de camarão. E foi feita a substituição do ovo para pincelar por queijo ralado. O puré pode fazer-se na Bimby, receita do livro-base (mas para 1 kg de batatas só uso 300 g de leite).
Este prato, apesar de não ser novidade, é sempre recebido como se fosse a primeira vez. Costumamos acompanhar com uma salada ou grelos salteados.


5-6 postas de bacalhau cozido desfiado, sem pele nem espinhas
300 g miolo de camarão
2 cebolas
3 dentes de alho
70 g azeite
1 folha de louro
4-5 c. sopa de maionese
1,2-1,4 kg puré de batata
100 g queijo ralado


Aloura-se a cebola, às lamelas finas, no azeite quente, juntamente com os alhos cortados ao meio e a folha de louro. Quando a cebola estiver dourada, retiram-se os alhos e adiciona-se o miolo de camarão. Deixar saltear e juntar, por fim, o bacalhau. Envolver bem o bacalhau na cebolada, em lume baixo, e colocar esta mistura num tabuleiro. Retirar a folha de louro. Por cima do bacalhau, colocar a maionese espalhando-a para formar uma camada. Por cima da maionese, dispor o puré de batata, alisando a superfície ou criando relevo com as costas de uma colher. Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno a gratinar até que fique com uma crosta amarelinha.

22 de junho de 2009

Empada galega

Esta empada, que comemos especialmente no Verão e nos pic-nics, além de fácil é deliciosa. Apesar das formigas e das abelhas, adoramos pic-nics. Chegámos mesmo a comer o lanche dentro do carro porque o tempo estava agreste, mas o que é importante é desfrutar da grande toalha de mesa que a natureza nos oferece, respeitando-a.
Esta receita, que faz parte do livro base da Bimby (p.50), está também no Fórum Bimby. A massa é meio mole/gordurosa, mas não se assustem. Em vez de noz de fermento de padeiro usei ½ pacote de Fermipan (equivalente a 5 g). Para o recheio, coloquei camadas sucessivas dos seguintes ingredientes, em cru, pela seguinte ordem: cebola, pimento verde, pimento vermelho, atum, tomate (usei 100 g de polpa), fiambre, pepino em conserva, queijo. As quantidades são a olho e a gosto.


19 de junho de 2009

Maçãs do paraíso II

Deve haver tantas versões de apple crumble como de bacalhau com natas. Esta versão dedico ao meu querido V. Narciso, em Missão em Taiwan, que é o português (que eu conheça) que melhor fala chinês (soa tal-e-qual!), porque é um grande apreciador do meu crumble. Se não me falha a memória, a receita é da minha doce Helena, do tempo em que éramos bolseiras JTI.
6 maçãs reinetas
150 g açúcar mascavado
150 g manteiga
150 g farinha
1 c. sopa mel
sumo de limão q.b
canela em pó q.b.
Descascar as maçãs e cortá-las em cubos (maiores do que para cup e mais pequenos do que para salada de fruta). Arrumar as maçãs numa assadeira/pyrex/tarteira que possa ir ao forno. À medida que se cortam e arrumam, regam-se com sumo de limão (que espremo directamente para cima das maçãs).
Deitar o mel, em fio fino, sobre a superfície das maçãs, polvilhar com canela e reservar.
Numa tigela, misturar a farinha, a manteiga e o açúcar (faço com as mãos, mas pode ser na batedeira ou afins) até obter uma preparação homogénea. Esboroar o preparado por cima das maçãs, de forma a cobrir toda a superfície.
Vai ao forno a 220º C, até que a superfície fique golden brown. O cheiro também não engana!
Quente, com uma bola de gelado de baunilha, é uma possibilidade bem sucedida de dar cabo da coisa.
Já fiz com outras maçãs e também resulta bem. Quando só tenho 4 maçãs, uso 100 g dos ingredientes pesados. Aumentando a quantidade de maçãs pode sempre aumentar-se a massa, mantendo a proporcionalidade: tanto de manteiga, como de farinha, como de açúcar.

18 de junho de 2009

Nescafé frappé

Para matar saudades da Grécia (e já lá vão 12 anos…) ou refrescar uma tarde quente, nada melhor que um refresco de café. Há quem prepare com leite condensado, mas faço como vi fazer na Grécia. A única diferença é que afiei as lâminas da Bimby e piquei o gelo mesmo à moda dos frappés. Em cada copo coloquei o gelo previamente picado até menos de meio da altura do copo. Reservar. A forma tradicional usa cubos de gelo. Por copo usei uma colher de sopa rasa de Nescafé gold, 1 colher de sopa de açúcar, 50 mL de leite magro (faz mais espuma; a medida do leite é a gosto), e o resto de água fresca (que se acerta, no final, no copo). No shaker, na Bimby (tudo junto 2 Min/ Vel 4), ou misturando como se puder, prepara-se rapidamente uma mistura que se coloca por cima do gelo.

16 de junho de 2009

Figos com gorgonzola

Esta entrada, de fácil execução, foi já publicada pelas raínhas do lar. Os figos não têm qualquer aditivo. A pasta de queijo é composta por 1 requeijão, uma fatia grossa de gorgonzola, um fio de azeite e sal e pimenta. É só misturar até obter uma pasta homogénea. A proporção dos queijos pode ser ajustada consoante o gosto. Se a isto juntarmos uma champanhota bem fresca, até lhe chamamos um figo! Carlota Joaquina: muito obrigada pelos figos!

8 de junho de 2009

Banoffee

Banoffee é o casamento de banana com toffee. O resultado é… enfim, delicioso! Esta receita é uma versão da original banoffee pie que contém uma base de bolacha com manteiga, cozida no forno, e o resto dos ingredientes que aqui refiro dispostos por cima. Num restaurante, em Alfornelos, costumo comer esta versão menos calórica mas que não fica nada atrás. É muito simples de confeccionar. Desde que apareceu o leite condensado cozido, confesso que nunca mais cozi qualquer lata. É também muito rápido de fazer. Deve comer-se fresquíssimo, com a colher a misturar tudo o que está na taça e depois prova-se com os olhos fechados!

Para 6 taças:
6 bolachas esmigalhadas (podem ser Maria, de aveia, shortcake, digestivas, o que se proporcionar)
1 banana grande ou 2 pequenas
½ lata de leite condensado cozido
200-300 mL de natas frescas
2 c. sopa de açucar

1- Em taças ou copos colocar as bolachas, reservando uns pedacinhos para decorar.
2- Cortar a banana em pedaços pequenos e distribuir por cima das bolachas.
3- Deitar 2 colheradas de leite condensado em cada copo, por cima da banana.
4- Bater as natas com suavidade e, quando começarem a ganhar consistência, juntar o açúcar. Bater ainda mais suavemente para formar um chantilly muito fofo. Distribuir as natas batidas pelas taças e decorar com a bolacha reservada.

Frango souizi


Este nome estranho é o estrangeirismo encontrado para apelidar uma receita que, de tão simples, pouco tem para contar. O único esforço contabilizável é o de tirar a pele às pernas de frango. As pernas de frango são, em geral, a parte mais disputada do animal cozinhado. Como hoje conseguimos comprar paletes de cuvettes de pernas de frango é, pois, possível cozinhar uma receita impensável noutros tempos. Esta mesma receita pode ser feita com costeletas. Acompanha bem com esparregado ou com espinafres salteados com sementes de sésamo. E puré de batata.

Esta é mais uma das receitas maravilhosas da Ana Maria.

Frango:

Pernas de frango

Manteiga ou margarina derretida

Pão ralado

Sal e pimenta q.b.

Retirar a pele ao frango. Temperar com sal e pimenta, tendo em atenção que a manteiga já contém sal. Mergulhar as perninhas na manteiga, passar no pão ralado e dispor num tabuleiro/prato que possa ir ao forno. Levar a assar no forno, a 180º C. O tempo de cozedura vais depender do forno. No meu caso 1h chega para assar.

Espinafres:

1 embalagem de espinafres salteados com alho, congelados

Azeite q.b.

1 c. sopa sementes de sésamo

100 mL de natas (podem ser de soja)

Piri-piri (opcional)

Aquecer os espinafres durante 4 minutos no microondas, se previamente descongelados. Caso contrário, aumentar o tempo. Numa frigideira, alourar (sem deixar queimar) as sementes de sésamo num fio de azeite. Juntar os espinafres aquecidos e deixar saltear. Juntar, por fim, as natas e o piri-piri e envolver. Rectificar o sal, já que os espinafres vêm temperados. Polvilhar com mais sementes de sésamo.

Pão escuro de soja, melaço, cacau e avelãs




Apesar de mentalmente já estarmos no estio, as temperaturas fora de casa mais nos convidam a chá, bolinhos quentes e pães perfumados. Este pão é uma adaptação de uma receita publicada noutro blog. A experiência correu perfumada e saborosamente muito bem e, por isso, aqui a partilho.

340 mL leite
2 c. sopa melaço
1 c. sopa óleo
500 g mistura para pão de soja (usei da marca Continente)
50 g açúcar amarelo
2 c. sopa cacau em pó
4 colheres de sopa de avelãs picadas (ou amêndoas)
1 colher de chá de canela
1 colher de sopa de sementes de sésamo (usei das torradas açucaradas)

Se em vez de farinha de soja usasse outra, usaria ainda:
1 pacote de fermento de padeiro
1 c. chá sal

Na Bimby:
Picar as avelãs com uns golpes de turbo e reservar.
Colocar no copo o leite, o melaço, o óleo e o açúcar e programar 2 Min/37º/Vel 2.
Colocar os restantes ingredientes e programar 10 Seg/Vel 6 e depois 3 Min/Vel Espiga.
Deixar levedar pelo menos 1 hora e meia em local aquecido: deixei ½ h no copo, tapado com um saco isotérmico. Colocar a massa numa forma de bolo inglês, (untada de manteiga e polvilhada com farinha), alisar e polvilhar com farinha, e deixar no forno, a 50º C, por mais uma hora. Subir a temperatura para 220º C e deixar cozer. Com um palito, verificar se está cozido.

Sem Bimby:
Misturar o leite morno com os líquidos e com o açúcar. Adicionar os restantes ingredientes e amassar muito bem. De seguida, deixar levedar e proceder com descrito no parágrafo de cima.

6 de junho de 2009

Rajás de leite de coco

Temos andado muito mais nos gelados de taça e temos esquecido os rajás (como me habituei a chamar os gelados, desde pequena). Esta receita aparece na p.18 da Revista Bimby n.08 e adaptei-a a metade das quantidades. Fiz 6 rajás. Sem Bimby, trata-se de engrossar o creme num tacho, mexendo sempre. Usei o leite de coco porque somos todos adeptos do fruto, mas pode ser feito só com leite, com leite achocolatado ou perfumado de baunilha ou limão, e tantas mais invenções.

400 g leite de coco (usei 180 g de leite de coco light)
300 g leite (usei 170 g)
35 g amido de milho (usei 15 g Maisena)
140 g açúcar (usei 70 g)
3 gemas (usei só uma)
1 pitada de sal

Colocar no copo todos os ingredientes e programar 10 Min/90º/Vel 2 ½.
Deitar de imediato em formas próprias para gelados. Deixar arrefecer e levar ao congelador.

Fazer de véspera

Para desenformar passar as formas por água quente
.

5 de junho de 2009

Waffles


Esta receita, que é duma amiga (americana) da mãe da Ana, chegou a nossa casa para nos fazer muito felizes. Já fiz outras massas, mas esta é mesmo boa. Proporciona, no entanto, lanches e pequenos-almoços muito pouco democráticos: um(a) a fazer e tudo o resto a comer!
Simples, com açucar em pó e canela, com manteiga e melaço (como o da foto), com uma bola de gelado de nata ou outro qualquer, com doce ou molho de chocolate, acabadas de fazer, enfim…

3 cháv. farinha
5 c. chá fermento (se a farinha não tiver fermento)
1 c. chá sal
3 c. sopa açúcar
4 ovos
2 ¼ cháv. leite
1 ½ c. chá baunilha (ou 1 pacote de açúcar baunilhado)
¼ cháv. margarina derretida (originalmente a receita sugere ¾)

Esta receita dá para 12 waffles (aproximadamente, às tantas perdi-lhe a conta...).
Misturar tudo na Bimby ou com a varinha mágica: primeiro os líquidos e depois adicionando os sólidos. Colocar uma concha de massa numa máquina de waffles (ou numa frigideira) quente e untada com manteiga.

4 de junho de 2009

Enrolada com fiambre, bacon e delícias do mar

Mais um pratinho de massa no forno …

Esta lasanha, feita cannelloni, permite uma variação dos ingredientes tradicionais. A receita é inspirada na publicada na p. 431 da Coisas de Cozinha N 21.

 

250 g (1 embalagem) de lasanha fresca

1 cebola

150 g de bacon

100 g de fiambre

250 g delícias do mar

2 c. sopa parmesão ralado

4 fatias de queijo flamengo (pode ser edam ou gouda)

2 c. sopa coentros finamente picados (pode ser dos congelados)

1 c. sopa (bem cheia) ketchup

Azeite q.b.

Béchamel:    7 dL leite

                   70 g farinha

                   40 g manteiga

                   Sal, pimenta e noz-moscada q.b.         

 

1-     Preparar o béchamel: na Bimby, colocar tudo no copo e programar 8 Min/ 90º/ Vel 4.

2-     Se os rectângulos da lasanha forem grandes: cortá-los ao meio, de forma a duplicar as placas. Cozer a massa em água temperada com sal e um fio de azeite, durante 3 minutos.

3-     Dividir o béchamel em duas porções. a uma delas juntar o ketchup, misturar e reservar.

4-     À outra metade juntar a cebola finamente picada, o bacon, o fiambre, as delícias do mar, os queijos e os coentros. Tudo picado. Na Bimby, estes podem ser facilmente picados com uns golpes de Turbo. Misturar bem.

5-     Ligar o forno a 200º C.

6-     Dispor os rectângulos de massa sobre uma superfície de trabalho e colocar cerca de 3 c. sopa do preparado sobre cada rectângulo.  Enrolar e acomodar num tabuleiro untado com azeite. Repetir até acabar a massa e o preparado.

7-     Por cima, espalhar a mistura de béchamel reservada.

8-     Levar ao forno pelo menos 20 minutos.

 

3 de junho de 2009

Pão de azeitonas


Tinham-me tentado só com o nome. Mesmo sem máquina, arrisquei. E não fiz mais que um pão de pyrex com azeitonas e oregãos. Escolhi esta massa porque já leva azeite. O resultado foi muuuuuuuuito agradável! Mais uma vez, obrigada Luísa pela dica.

175 g água

20 g azeite

15 g fermento de padeiro (usei meio pacotinho de Fermipan)

300 g farinha

1 c. chá sal

1/2 cháv. azeitonas verdes descaroçadas e cortadas às rodelas

1 c. sopa (rasa) orégãos

Azeite e farinha q.b.

Sem Bimby: Desfazer o fermento na água tépida. Colocar o azeite, a farinha e o sal e amassar bem até se conseguir uma boa consistência, usando um pouco mais de farinha se necessário. Seguir a partir do ponto 5 abaixo descrito.

Com Bimby:

1-     Colocar no copo: a água, o azeite e o fermento de padeiro.

2-     Programar: 2 Min/37º/Vel 2.

3-     Adicionar a farinha, o sal e programar: 10 Seg/Vel 6 e depois 2 Min/ Vel espiga.

4-     Enquanto está a amassar verificar através do bucal se a massa está descolada das paredes do copo. Juntar um pouco mais de farinha até a massa começar a descolar das paredes do copo.

5-     Untar um pyrex com tampa.

6-  Adicionar as azeitonas e os oregãs à massa.

7-     Com as mãos enfarinhadas, retirar a massa do copo, dar-lhe a forma de bola e colocar no pyrex. Untar a massa com azeite e polvilhar com farinha. Colocar a tampa do pyrex.

8-     Levar ao forno frio e programar a temperatura de 220º C. Deverá estar pronto ao fim de 40-50 min, altura em que fica dourado.

2 de junho de 2009

Piu-piu, quá-quá





Neste Dia da Criança, os meus pintinhos não me deixaram depenada mas tiveram um fim de tarde muito piu-piu-quá-quá. A mana, esteve a contas com os marcadores de lugar e fez o dela e o do irmão. A pedido da mesma, o jantar contou com hambúrguer e batatas fritas, e ovo estrelado. Também foi pedida massa, mas não combinava. O ovo foi estrelado numa forma de patinho. Houve marshmallow Peeps e pintos e pinguins dentro de ovos transparentes que incham com água. A foto de hoje tem os “animais” ao t=0 h, dentro de água. Nos próximos dias darei notícias do aspecto ao fim de algumas horas. Antes de ir para a cama, receberam a visita dos avós que, entre outros mimos, trazia uma piscina insuflável para os patinhos.

1 de junho de 2009

Norte e Sul

Esta entradinha simples combina a acidez das bagas silvestres, tão apreciadas no norte da Europa, com o grão-de-bico, tão do agrado dos povos do Mediterrâneo. Quando os comensais são altamente apreciadores de alho, espremo os alhos no esmagador e uso o produto fresco. Quando são menos adeptos, frito em azeite vários dentes de alho esborrachados e uso esse azeite para temperar.

1 lata de grão (escorrido)
1/2 embalagem de frutos silvestres já descongelados
Azeite q.b.
Vinagre q.b.
2 dentes de alho, se for usado ao natural
ou
5 dentes de alho, se for usado azeite aromatizado
Orégãos
Sal e pimenta q.b.
1 red hot chili pepper muito picadinha (opcional)

É tão simples que é só misturar tudo