19 de julho de 2013

Tarte gelada com fruta



A foto anexa tem quase um ano. Fiz esta tarte por ocasião do aniversário do João-pai e serviu como bolo de aniversário. Na recuperação de receitas de bolos-gelados fui ao baú desencantar a foto e aqui fica a descrição da receita que segui a partir da revista Bimby n.20, de Julho de 2012. No sítio onde estávamos a passar férias não encontrei amoras e fiz a tarte com framboesas. 

100 g açúcar
150 g cones para gelado
100 g manteiga
120 g amoras (ou framboesas) mais umas quantas para a decoração
600 g gelado de baunilha
2 bananas médias
Sumo de meio limão
200 g morangos mais uns quantos para a decoração

Pulverizar o açúcar: 10 Seg/Vel 9. Reservar.
Triturar os cones com a manteiga: 10 Seg/Vel 5; baixar o que fica nas paredes e, novamente, 10 Seg/Vel 5. Com este preparado forrar o fundo de uma forma sem buraco (22 cm de diâmetro, aprox.)
Picar as amoras com 25 g açúcar: 5 Seg/Vel 5. Juntar 200 g de gelado e misturar: 5 Seg/Vel 5. Colocar este preparado sobre a base e levar ao congelador por uma hora.
Findo o tempo de espera, no copo limpo, picar as bananas com 25 g de açúcar e o sumo de limão: 5 Seg/Vel 5. Juntar 200 g de gelado e misturar: 5 Seg/Vel 5. Colocar este preparado sobre o gelado de amoras e levar ao congelador por uma hora.
No fim de uma hora, picar os morangos com 50 g açúcar: 5 Seg/Vel 5. Juntar 200 g de gelado e misturar: 5 Seg/Vel 5. Colocar este preparado sobre o gelado de banana e levar ao congelador por uma hora.

Retirar do congelador 15 min antes de servir. Servir decorado com amoras e morangos.

Bolo gelado de chocolate e natas


Entre o meu grupo de colegas é conhecido como o gelado da Engª Bárbara. Este ano foi a receita escolhida para festejar o meu aniversário com os de casa.
Mesmo usando uma forma de fundo solto, forro a forma com película aderente de modo a facilitar o acto de desenformar.

1 mousse de chocolate (uso a receita publicada neste blog – clicar AQUI)
2 a 3 pacotes de natas frescas
4 a 6 colheres rasas de açúcar
Suspiros a gosto (100-120 g; se comprarem na pastelaria, optem pelos “dedos-de-dama”)

Preparar a mousse e reservar no frigorífico.
Bater as natas com o açúcar (2 colheres de açúcar para cada pacote).


Colocar na forma uma camada de mousse, polvilhar com suspiros esmigalhados; cobrir com uma camada de natas batidas e polvilhar com suspiros esmigalhados. Repetir as operações até terminarem os preparados. O número de camadas vai depender do diâmetro da forma. Cobrir com película aderente e levar ao congelador até ao momento de servir. Depois de desenformar, espalhar suspiros desfeitos por cima.


Brownies com bolacha Oreo


Depois de ter visto a Lorraine Pascale a fazer estes brownies na televisão, já repeti a receita mais de uma dezena de vezes. E ainda não enjoei. Para os maluquinhos por chocolate e não só:

165 g de manteiga, quando posso uso sem sal
200 g de chocolate de culinária partido aos bocadinhos (de preferência com 70% de cacau)
3 ovos
2 gemas
1 vagem de baunilha (sementes) ou 2 colheres de chá de essência de baunilha
165 g de açúcar mascavado ou amarelo
2 colheres de sopa de farinha
1 colher de sopa de cacau em pó
uma pitada de sal
150 g de bolachas Oreo (um pacote)
Açúcar em pó, para polvilhar

Aquecer o forno a 180 ºC. Untar um pequeno tabuleiro ou pyrex com manteiga e reservar.
Derreter a manteiga num tacho. Retirar do lume, juntar o chocolate e misturar bem para que derreta e forme um creme liso.
Bater os ovos, as gemas e a baunilha e juntar o açúcar por duas vezes, misturando bem a massa entre cada uma das vezes. Sob agitação vigorosa, juntar o chocolate à gemada, adicionar a farinha, o cacau, o sal, e dois terços das bolachas partidas em pedaços grandes.

Colocar a massa na forma preparada e distribuir por cima as restantes bolachas. Levar ao forno até que o palito saia enxuto e depois de cozida deixar que a massa arrefeça na forma. Cortar em quadrados que se polvilham com açúcar em pó.