1 ovo
75 g margarina
120 g açúcar
250 g farinha
Esta salada foi inspirada na salada de cogumelos, bacon e espinafres (Revista Bimby de Agosto/2011, p. 25) e por ser tão fácil de confeccionar e tão saborosa acompanhou-nos muitas vezes nas últimas férias de verão.
150 g bacon em cubos
20 g azeite
2 dentes de alho
300 g cogumelos frescos cortados
150 g folhas de agriões
Saltear o bacon na sua própria gordura (na Bimby colocar o bacon no copo e programar 5 Min/Varoma/Vel 1-inversa).
Retirar o bacon e, à gordura que ficou, juntar o azeite e o alho (triturar 5 Seg/Vel 7; fazendo descer o que ficou na parede do copo).
Refogar (3 Min/ Varoma/ Vel 1).
Juntar os cogumelos e cozinhar (7 Min/Varoma/Vel 1-inversa).
Juntar o bacon reservado, envolver com os cogumelos e deixar arrefecer.
Envolver com os agriões.
Nada melhor para a rentrée que um doce fresquinho. Este bolo molhado é muito popular em toda a América Latina (Pastel/Torta de tres leches) e, ainda que com algumas variações, consiste num bolo feito de preferência em forma refractária, que se pica com um palito e rega com mistura de volumes iguais de 3 leites: leite condensado/leite evaporado/leite gordo (ou natas). Pernoita no frigorífico tapado com película aderente e serve-se com chantilly e fruta a gosto.
Este da foto serviu para cantar os parabéns à minha mãe, em Agosto. Tenho algumas receitas que, fundamentalmente, variam na massa do bolo. Para me facilitar a publicação, fui buscar a receita a um blog de confiança que tem, inclusivamente, uma foto do interior. Vejam-na clicando aqui.
O dia da mãe teve flores e bolo, e o bolo foi uma flor de bolachas. Num dos blogs que costumo visitar encontrei uma receita igualzinha à que faço (e como), desde sempre, com a diferença de que uso mais bolachas, isto é, um pacote e mais meia dúzia. O chocolate em pó, polvilhado por cima, finaliza a decoração. Às vezes, uso bolacha torrada rectangular e consigo outras geometrias. A cor viva do creme resulta da gema dos ovos caseiros com que foi preparado. Para acederem à receita, por favor, cliquem aqui.
Apesar de não ter máquina de fazer pão, faço muito pão em casa e a Bimby tem sido uma aliada de grande valor. Esta foi a última receita de pão que experimentei e que vem na revista Bimby de Março deste ano. Estes pães vêm muito ao encontro dos gostos da pequenada: fofos e de côdea mole. Para acederem à receita com fotos dos vários passos, por favor, cliquem aqui. Experiência a repetir. Fiz bolinhas de cerca de 80 g.