9 de janeiro de 2022

Brownies com queijo creme

 

Estes brownies são maravilhosos (talvez pela untuosidade do queijo creme) e são outra receita ganhadora. Provámo-los num lanche familiar, trazidos por umas mãos de fada (obrigada, Guida!), e desde então está no top 10 das receitas cá de casa. Os da foto levaram mascarpone, porque, à falta de queijo de barrar, foi o mais parecido que tínhamos com queijo creme. A receita original tem o nome de “Brownies Ondulados”, porque o queijo faz um aspeto marmoreado à superfície, e aparece num dos livros da Julie Deffense.

 

Para o bolo de chocolate:

65 g farinha

½ c. chá de fermento

¼ c. chá de sal

115 g chocolate de culinária

45 g manteiga

2 ovos

150 g açúcar

1 c. chá de extrato de baunilha

 

Para a mistura de queijo creme:

115 g queijo creme tipo Philadelphia à temperatura ambiente

30 g manteiga à temperatura ambiente

50 g de açúcar

1 ovo

 

Pré-aqueçer o forno a 175 ºC . Untar uma forma quadrada de 22 cm.

Derreter o chocolate com a manteiga numa taça. Reservar e deixar arrefecer.

Para outra taça peneirar conjuntamente a farinha, o fermento e o sal.

Bater os ovos com o açúcar e o extrato de baunilha até obter um preparado esbranquiçado.

À mão ou à máquina, adicionar lentamente à gemada o preparado de chocolate. Depois, às colheradas, incorporar os elementos secos. Bater só para incorporar. Colocar na forma uma camada de massa e reservar a restante.

Bater muito bem a manteiga com o queijo creme. Adicionar o ovo e o açúcar e bater até se obter uma mistura cremosa. Espalhar esta mistura sobre a camada de massa de chocolate que está na forma.

Colocar a massa de chocolate reservada, em zig-zag, sobre a camada de queijo. Com a ponta duma faca espalhar o creme em linhas perpendiculares para lhe dar o efeito marmoreado, mas sempre superficialmente.

Levar ao forno cerca de 35 min e, depois de arrefecer completamente, levar ao frigorífico pelo menos duas horas antes de cortar aos quadrados e servir. Às vezes, é comido antes de chegar ao frigorifico!





Sem comentários:

Enviar um comentário