28 de abril de 2009

Cupcake cake


No último Natal recebi um presente muito especial. Até rima! Um stand/expositor/suporte (não sei como lhe chamar) de cupcakes. Faço com regularidade queques e/ou madalenas. A graçola deste aparato é tornar uns bolinhos corriqueiros num centro de mesa festivo. Não se lhe consegue ser indiferente. Das 1001 possibilidades de massa deixo aqui uma que é a minha receita-expresso. Uso-a não só em queques mas em tabuleiro. Neste último caso, ou a transformo em quadrados polvilhados de acúcar ou a uso como massa de bolo de anos. Versátil.

Para a esfera bimbólica a receita da massa corresponde às “Felisminas” (Revista Bimby 02, p.19) ou a uma versão muito próxima do “Bolo Delicioso” (Livro O Melhor das Nossas Famílias, p.114).

Ingredientes

100 g manteiga

250 g açúcar

2 ovos

250 g leite

250 g farinha

1 c. chá fermento

Preparação

Na Bimby:

Coloque no copo a manteiga, o açúcar, os ovos e programe 2 Min/37º/Vel 5.

Adicione o leite e programe 1 Min/Vel 6.

Junte a farinha e o fermento e envolva 15 Seg/Vel 5.

Coloque formas de papel plissado dentro de forma de queques (dá para 24 queques médios). Encha as formas com massa até metade da altura e leve ao forno 20 minutos a 180 ºC.

Sem Bimby, o único requisito extra é amolecer a manteiga. Uma batedeira pode ser útil. Em substituição, umas braçadas vigorosas com vara de arames.

Uma possível cobertura

200 g de mascarpone ou philadelphia

80 g de açúcar em pó (pode ser feito na Bimby)

1 c. chá essência de baunilha ou um pacotinho de 20 g açúcar baunilhado (neste caso usar apenas 60 g de açúcar em pó

2 c. sopa sumo de limão

(hoje, usei só metade das quantidades)

Os Marshmallows são da Hussel.


Este “bolo” está muito semelhante ao que minha filha levou para o colégio para celebrar o 5º aniversário. Os queques não tinham cobertura e o marshmallow estava trespassado com uma bandeirinha da Princesa Lillifee (http://www.prinzessin-lillifee.de/). E tinha 5 velinhas.

1 comentário:

  1. Que expositor engraçado! Como cá em casa tb sou menina de fazer muitos muffins (são tão práticos para congelar), este gadjet seria muito bem usado... :)

    Gostei da sugestão da cobertura - o mascarpone é sempre bem acolhido aqui por casa.
    :)

    ResponderEliminar