30 de abril de 2009

Cuori com atum e manjericão



Esta receita está publicada como “o melhor” da minha agente Bimby, a Joana Alvim (Livro O Melhor da Nossa Equipa, p.24). Encontrei-a (integralmente) também neste blog: http://abimbyfaz.blogspot.com/2009/02/penne-de-atum-com-manjericao.htm

Em vez de penne usei corações. E usei “natas” de soja light. Nem vos conto o aroma que invadiu a cozinha e a sala.

29 de abril de 2009

Trouxa de camerbert com doce de abóbora e noz

Ora aqui está uma receita que de tão simples se torna especial. Come-se logo que sai do forno e a temperatura na boca seja suportável!

Para uma trouxa:

1 placa circular de massa folhada

1 queijo camembert redondo de 250 g

Doce de abóbora com noz q.b.

No caso da massa ser de compra, desenrole-a sobre um tabuleiro, de forma a usar o papel vegetal para o forrar. Coloque o queijo por cima da massa, ao centro, e com a massa que está à volta feche a trouxa. Leve ao forno pré-aquecido a 220 ºC, durante 10 minutos. O tempo varia com o tipo de forno. O tempo deverá ser suficiente para cozer a massa e fundir o queijo.

Ultimamente, tenho optado por fazer doces de curta validade: faço menores quantidades e com menor teor de açúcar. O que usei hoje foi-me oferecido.


28 de abril de 2009

Cupcake cake


No último Natal recebi um presente muito especial. Até rima! Um stand/expositor/suporte (não sei como lhe chamar) de cupcakes. Faço com regularidade queques e/ou madalenas. A graçola deste aparato é tornar uns bolinhos corriqueiros num centro de mesa festivo. Não se lhe consegue ser indiferente. Das 1001 possibilidades de massa deixo aqui uma que é a minha receita-expresso. Uso-a não só em queques mas em tabuleiro. Neste último caso, ou a transformo em quadrados polvilhados de acúcar ou a uso como massa de bolo de anos. Versátil.

Para a esfera bimbólica a receita da massa corresponde às “Felisminas” (Revista Bimby 02, p.19) ou a uma versão muito próxima do “Bolo Delicioso” (Livro O Melhor das Nossas Famílias, p.114).

Ingredientes

100 g manteiga

250 g açúcar

2 ovos

250 g leite

250 g farinha

1 c. chá fermento

Preparação

Na Bimby:

Coloque no copo a manteiga, o açúcar, os ovos e programe 2 Min/37º/Vel 5.

Adicione o leite e programe 1 Min/Vel 6.

Junte a farinha e o fermento e envolva 15 Seg/Vel 5.

Coloque formas de papel plissado dentro de forma de queques (dá para 24 queques médios). Encha as formas com massa até metade da altura e leve ao forno 20 minutos a 180 ºC.

Sem Bimby, o único requisito extra é amolecer a manteiga. Uma batedeira pode ser útil. Em substituição, umas braçadas vigorosas com vara de arames.

Uma possível cobertura

200 g de mascarpone ou philadelphia

80 g de açúcar em pó (pode ser feito na Bimby)

1 c. chá essência de baunilha ou um pacotinho de 20 g açúcar baunilhado (neste caso usar apenas 60 g de açúcar em pó

2 c. sopa sumo de limão

(hoje, usei só metade das quantidades)

Os Marshmallows são da Hussel.


Este “bolo” está muito semelhante ao que minha filha levou para o colégio para celebrar o 5º aniversário. Os queques não tinham cobertura e o marshmallow estava trespassado com uma bandeirinha da Princesa Lillifee (http://www.prinzessin-lillifee.de/). E tinha 5 velinhas.

Tinha que ser!

Finalmente, após um parto difícil, nasceu o meu "diário" da idade adulta.

Neste espaço, esperoNegrito divertir-me partilhando receitas, recordações de viagens, surpresas e desabafos.  

O título podia ser outro qualquer, mas... fatias  douradas ao pequeno-almoço...é daquelas coisas que ADORO. Eu e a família. Este blog só é possível com a colaboração do meu Johnnybigodes que fotografa e também cozinha.

 

Normalmente, enervam-me as receitas que rezam "um pouquinho disto...", "umas colheres daquilo...", "algumas gotas daqueloutro...", a célebre "pitada de não-sei-quê", e nada mais empírico do que "fatias douradas" para começar a botar discurso. Digamos que as faço desde a adolescência, com qualquer tipo de pão branco (as das fotos são com pão de forma fresco) em qualquer estado de envelhecimento, leite adoçado em quantidade apropriada para o número de fatias, uma gemada leve, um fundinho muito tímido de óleo na frigideira, que se renova quando necessário, um lume brando para dourar os dois lados e uma mistura de açúcar e canela onde vão repousar e sacudir-se depois de "fritas". Como ficam bem embebidas de leite, não há hipótese de ficarem gordurosas.

Sejam bem-vindos, pois.