20 de janeiro de 2010

Caldeirada de atum fresco



Esta caldeirada foi feita com as batatas cozidas à parte. Em geral faço-a com as batatas às rodelas, dentro do tacho da caldeirada. Com batata doce e madioca, à moda de Cabo Verde (sôdaaaade...), é também muito boa. Para esta versão inspirei-me numa receita que vinha num anexo duma revista “Saberes e sabores” da Vaqueiro (não me lembro é de qual), anexo esse intitulado “Solteiros na cozinha”. Fiz o dobro da receita, porque ainda somos uns quantos, não coloquei a malagueta, por causa dos miúdos, e substituí a manteiga por azeite, porque gosto mais. E por cima da cebolada, em vez de fazer apenas uma sucessão de camadas, fiz: pimento-atum-sal-tomate-pimento-atum-sal-tomate. Pode igualmente ser feita com bifes de atum congelados, depois de os descongelar.

500 g batatinhas primor
Sal
2 cebolas
½ pimento verde
½ pimento vermelho (ou amarelo)
Azeite (ou 100 g margarina)
1 folha de louro
1 malagueta de piripiri (opcional)
400 g atum fresco em bifes
1 lata de tomate em pedaços
1 dL vinho branco
Orégãos

Cozer as batatas em água com sal.
Num tacho, colocar "um fundo(!)" de azeite, as cebolas cortadas em gomos finos, o louro e a malagueta e cozinhar em lume brando até a cebola estar mole.
Espalhar por cima os pimentos às tiras (limpos de sememntes e películas brancas), sobre estes os bifes de atum, temperar com sal e cobrir com o tomate. Regar com o vinho, tapar e deixar cozinhar sobre um lume brando, pelo menos 15 minutos.
Servir com as batatas, regar com um fio de azeite e polvilhar com orégãos.



4 comentários:

  1. Eu ia gostar mais da ver~soa com a batata à rodela cozinhadas junto com o peixe, mas deve ficar bom de qualquer maneira, seja o peixe fresquinho! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Caldeirada de atum e uma belezura, e se for fresco entao ainda melhor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Esta refeição, está uma delicia.
    bjsss

    ResponderEliminar
  4. Olá, estou pela primeira vez no seu blog, e gostei!
    Esta receita de caldeirada de atum é bem diferente mas parece deliciosa.
    Bjinhos

    ResponderEliminar