20 de junho de 2013

Batatas a murro no forno micro-ondas



Desde que descobrimos esta maneira rápida de fazer batatas não queremos outra coisa. Penso que há vídeos na internet qua explicam tudinho, mas aqui vai a versão escrita. Já fiz com vários tipos de batatas: primor, para assar, brancas, vermelhas. Tudo serve.

- Lavar as batatas, picá-las com um garfo em dois sítios.
- Colocá-las num pyrex, sem as sobrepor, e levar ao forno micro-ondas, durante 15 minutos, na potência máxima.
- Passado esse tempo, verificar se as batatas estão cozidas, isto é, se sucumbem sem dificuldade ao murro! Se não estiverem, levar mais alguns minutos ao micro-ondas até estarem prontas. Este tempo será função do tipo de batatas e da potência do forno. Não se pode usar demasiada força para não as deixar KO. Uso uma colher de pau para interpor entre a batata e a mão e evitar eventuais queimaduras. Reservar.
-Numa frigideira que seja do mesmo diâmetro do pyrex, colocar azeite a aquecer cobrindo o fundo. Quando estiver quente, colocar as batatas. Deixar que ganhem cor na face em contacto com o azeite. Voltar as batatas para que corem na outra face.

-Quando as batatas estiverem coradinhas e estaladiças, retirar do lume, juntar 3 ou 4 dentes de alho muito picados que vão alourar com o calor do azeite e das batatas. Polvilhar com sal grosso e servir quentes.




Sem comentários:

Enviar um comentário