14 de junho de 2016

Bolo de suspiro e frutos



Este bolo parece mais complicado do que é. No fundo são duas “pavlovas” sobrepostas. A mistura dos diferentes sabores e texturas torna-o muito especial. 

Ligar o forno a 180 ºC.

Ingredientes 1:
4 claras
200 g açúcar
1 c. sopa de vinagre balsâmico (ou vinagre de vinho tinto)
2 c. chá de maizena peneirada
1 c. chá de essência de baunilha

Bater as claras em neve e juntar o açúcar enquanto se bate até obter um merengue forte. Adicionar o vinagre, a essência e a maizena. Envolver bem. Colocar em tabuleiro coberto com papel vegetal, cobrindo um círculo com 24 cm de diâmetro.

Ingredientes 2:
6 claras
300 g açúcar 
3 c. sopa de cacau em pó (peneirado)
1 c. sopa de vinagre balsâmico (ou vinagre de vinho tinto)
50 g chocolate de culinária picado

Bater as claras em neve e juntar o açúcar enquanto se bate até obter um merengue forte. Adiconar o vinagre e o chocolate em pó. Misturar bem. Juntar o chocolate picado. Envolver bem. Colocar em tabuleiro coberto com papel vegetal, cobrindo um círculo com 35 cm de diâmetro.

Baixar a temperatura para 140 ºC. Colocar os tabuleiros no forno durante 1h15.
Retirar do forno e deixar arrefecer.

Ingredientes 3:
1 lata de leite condensado cozido
2 pacotes de nata fresca
4 colheres rasas de açúcar
Mirtilos, framboesas, amoras e groselhas
2 maracujás roxos


Num prato bastante largo colocar o bolo de chocolate. Cobrir com o leite condensado cozido, batido, ligeiramente aquecido para ser mais fácil de espalhar, não a totalidade da superfície, apenas a área do bolo de suspiro branco. Colocar o bolo branco por cima. No topo, colocar o chantilly feito com as natas batidas com o açúcar, decorar com os frutos vermelhos e cobrir com a polpa dos dois maracujás. Manter fresco até à hora de servir.


1 comentário: