10 de julho de 2009

Bacalhau à comandante


Mais uma receita de bacalhau, que engendrei certa vez que recebi uns convidados que não gostavam de natas, e quando já tinha o alinhamento para um bacalhau com natas. Foi baptizada de "bacalhau à comandante", vá-se lá saber porquê…! Gostaram e repetiram. E eu também voltei a repetir, muitas vezes!

4-5 postas de bacalhau cozido desfiado, sem pele nem espinhas
2 cebolas
3 dentes de alho
70 g azeite
1 folha de louro
1 lata de tomate aos pedaços
6 ovos cozidos
750 mL molho béchamel
1 kg batata às rodelas (as congeladas pré-fritas servem)
150 g queijo ralado

Fritar as batatas e temperar com sal. Podem “assar-se” no forno, espalhadas no tabuleiro até ficarem louras. Não é tão saboroso, mas mais saudável. Para quem tenha Actifry, pode fritá-las com pouca gordura.
Aloura-se a cebola, às lamelas finas, no azeite quente, juntamente com os alhos cortados ao meio e a folha de louro. Quando a cebola estiver dourada, retiram-se os alhos. Deixar saltear e juntar, por fim, o bacalhau. Envolver bem o bacalhau na cebolada, em lume baixo. Juntar o tomate e envolver. Colocar esta mistura num tabuleiro. Retirar a folha de louro. Por cima do bacalhau, colocar os ovos às rodelas. Por cima, espalhar as batatas fritas e, por cima das batatas, dispor o béchamel, alisando a superfície. Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno a gratinar até que fique com uma crosta amarelo-acastanhada.

Sem comentários:

Enviar um comentário