15 de julho de 2009

Fim-de-festa


No final de algumas festas sobra-nos pão, queijo e fiambre, entre outros. Uma forma de não andar a comer sanduíches de empreitada pode ser a confecção de um pudim de pão forma misto. Tenho um livro de infância em que esta receita se chama "gratinado surpresa". Acompanhado de uma salada, faz-se uma refeição rápida e fácil.

Untar um tabuleiro quadrado ou rectangular com manteiga.

Dispor uma camada de fatias de pão de forma, cobrindo todo o fundo, ainda que para isso se faça um certo corte-e-costura.

Barrar o pão com manteiga mole ou maionese ou, ainda, uma mistura de maionese com ketchup.

Dispor uma camada de fatias de fiambre por cima. Colocar uma camada de fatias de queijo por cima do fiambre.

Repetir a operação com uma camada de pão (barrado), uma de fatias de fiambre e uma de queijo ralado.

À parte, bater 3 ovos com 1/2 L de leite e temperar com sal pimenta e noz-moscada. Deitar este preparado no tabuleiro, por cima do queijo ralado.

Levar ao forno a 200 ºC, até obter uma crosta dourada. Costumo picar os pudins, ao centro, com uma faca. Se a lâmina sair quente e seca, está pronto.

1 comentário:

  1. Vi uma receita muito parecida há uns anos no programa Mais Você da Ana Maria Braga. Fui logo experimentar e ficou delicioso. É uma mega sandwich quente e fofinha, mesmo muito boa! Às vezes não coloco ovos e troco por um pouco de natas ou queijo creme. Outras vezes também junto salsa e tomilho. Bjs.

    ResponderEliminar