22 de outubro de 2009

Frango à brasileira


Esta receita foi-me dada pela Ana Maria, que me dá sempre receitas excelentes. Mas desta vez, apenas com as indicações dos ingredientes e da ordem de entrada no processo, sem as quantidades. Por isso, indico as quantidades que usei esperando não ter estragado a coisa. Pelo resultado diria que não. A receita, por sua vez, tinha-lhe sido transmitida por uma amiga brasileira, e usando o famoso, mas por cá escasso ou inexistente (se alguém souber onde posso encontrar na região de Lisboa, por favor, diga), queijo creme da marca Catupiry. Assim, em vez de lhe chamar frango pseudo-catupiry, dei-lhe o nome de origem do queijo. Já tinha comido pizza catupiry no Brazil, mas desta forma nunca tinha provado. Usei queijo Philadelphia clássico e acho que se chegou a bom porto. Digamos que foi o frango mais cremoso que já comi e que hei-de comer, pois é impensável não repetir.

Frango cozido, grosseiramente desfiado (usei 4 peitos de frango grandes cozido em água com sal e uma cebola pequena inteira com um cravinho espetado; reservar o caldo)
100 g de bacon aos cubos
Um fio fino de azeite
1 cebola
2 dentes de alho partidos em quatro
2 chávenas de caldo de cozer o frango
1 pacote de polpa de tomate (210 g)
300 g de cogumelos frescos laminados
1 folha de louro
200 g espinafres (usei um pacote dos lavados)
1 c.chá de paprika
Sal (no meu caso não achei necessário)
Pimenta
200 mL leite de coco (usei light)
200 g de queijo Philadelphia
1 caldo de galinha (não usei)

Alourar a cebola picada, os alhos, o bacon no azeite. Juntar a polpa de tomate e mexer. Juntar os cogumelos e deixar cozinhar, mexendo. Adicionar a folha de louro e o frango desfiado, envolvendo tudo. Temperar com sal (se necessário e com cautela) , pimenta e paprika, o cubo de caldo de galinha (opcional) e o caldo da cozedura reservado. Deixar levantar fervura, juntar os espinafres envolvendo-os na mistura. Reduzir o molho, mexendo. Retirar o louro. Juntar o leite de coco. Reduzir novamente o molho. Juntar o queijo, misturar bem e servir.
(Servi com arroz branco ao qual juntei milho doce cozido).

5 comentários:

  1. Realmente catupiry é bem conhecido por aqui. Ele é um pouco mais salgado do que o Philadelphia. Para ficar mais parecido, na próxima vez misture uma colher de sopa de queijo parmesão ralado fino no Philadelphia.

    Linda receita!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Este frango tem "Gasparzinha" escrito por todo o lado. Vou fazer e tenho a certeza que vou gostar! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Fiquei rendida com esta receita de frango. Uma tentacao.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Receita que irei fazer, parece-me deliciosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar