
Aqui há uns anos, uma cadeia de cervejarias teve na sua ementa, durante algum tempo, umas sobremesas com base em Toblerone. Mas o melhor desta história é que, à saída, ofereciam postais com a receita. Pois eu guardei religiosamente o postal da receita do “cremoso” que me tinha deliciado, e não me deixei amedrontar com as quantidades bizarras propostas. Fi-lo sempre para grandes grupos, já que dá para muitas doses. Aliás, foi a sobremesa que confeccionei para o baptizado do Joãozinho. É uma verdadeira “bomba” (uma vez não são vezes…), mas os meus amigos e familiares dão-lhe 20 valores!
1- Pasta de chocolate:
5 ovos+ 200 g açúcar + 75g farinha de trigo + 50g de cacau
Bater os ovos com o açúcar, juntar a farinha e o cacau. Bater a massa, dividi-la ao meio, levando-a ao forno por duas vezes ou em dois tabuleiros rectangulares, forrados com papel vegetal e untados.
2- Mousse de Chocolate Toblerone Dark:
585g de Toblerone preto+ 260 mL leite meio gordo+780 mL natas
Derreter o Toblerone em banho-maria. Aquecer o leite, incorpore no chocolate derretido, mexer bem e deixar arrefecer. Adicionar as natas batidas e envolver bem.
3- Mousse de chocolate Toblerone White:
145mL leite meio-gordo+30g de açúcar+ 3 gemas+ aroma de baunilha q.b.+ 2 folhas de gelatina + 300 g de Toblerone branco + 675 mL natas
Levar o leite ao lume com o açúcar. Quando ferver, juntar as gemas batidas, sob agitação vigorosa. Colocar sobre o chocolate, deixar derreter, mexer bem e incorporar o aroma e a gelatina previamente demolhada e derretida (uns segundos no microondas). Deixar arrefecer. Bater as natas e envolver com o preparado anterior.
Montagem:
Num tabuleiro rectangular dispor uma camada de 1, cobrir com 2, colocar mais uma camada de 1 e, finalmente, cobrir com 3
Servir gelado, polvilhado com cacau em pó.