17 de fevereiro de 2010

Creme de feijão Royal


Este creme de feijão muito simples acaba por ser forte e delicado ao mesmo tempo, e é quase uma refeição. Como gostamos muito de sopa de feijão é uma das versões cá de casa. Na Bimby, há a possibilidade de pulverizar o feijão seco com uns toques de Turbo (pulverizar em doses correspondentes ao copo medida). Para evitar que o feijão se pegue ao fundo, retirar o feijão pulverizado, lavar o copo, e voltar a colocar no copo o feijão, bem como os restantes legumes e a água. E siga e sopa. Em alternativa ao pudim pode servir-se a sopa com cubos de pão torrado. Esta receita data do século passado (dito assim até cheira a mofo), tendo-se perdido a origem, mas muito provavelmente terá sido publicada numa Tele Culinária.

200 g de feijão branco (ou outro, como foi o caso da foto) demolhado de véspera
1 batata
1 nabo
1 cebola
100 g natas
1 c. sopa de manteiga
sal q.b.
1 ovo
1 dL leite
margarina para untar

1-Bater o ovo com o leite, temperar com sal, levar a cozer em banho-maria durante 20 min, numa forminha bem untada. Ou cozer no forno microondas.
2-Cozer o feijão com o nabo, a batata, a cebola e água suficiente. Triturar a sopa e juntar, eventualmente, água fervente até se obter a consistência desejada. Juntar as natas e a manteiga e rectificar os temperos. Servir com o pudim cortado aos cubos pequenos.

3 comentários:

  1. Gosto muito de sopas/cremes que levem feijão.
    Uma delicia este creme.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Mais uma sopa quentinha e confortante.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ah que delícia! Não vejo a hora do inverno chegar por aqui pra poder comer todas as sopas que tenho vontade. Já cansei do verão e a sua sopa está linda! Receita anotada.
    Bjinhos

    ResponderEliminar