23 de junho de 2010

Tzatziki


Esta entrada, molho, dip ou como lhe queiram chamar é para nós um verdadeiro petisco: por um lado, adoramos pepino e, por outro, gostamos ainda mais de molho de iogurte com alho. No Verão fazemos muita vez como entrada, juntamente com uma salada grega, hummus, calamares, etc, etc, etc. Acompanha muito bem carne de carneiro e borrego. É presença obrigatória nos restaurantes gregos que, infelizmente, entre nós escasseiam.
Um dia perguntei como se fazia e escrevi a lista de ingredientes num papel que está, ainda hoje, agrafado num dos meus cadernos de receitas. Quando não tinha iogurte grego fazia com iogurte natural...mas não era a mesma coisa. Hoje até já temos iogurte grego de marca branca. Tudo mais simples.
Para acompanhar carne, corto o pepino em pedaços. Para servir como dip, ralo o pepino.

1 iogurte grego

1 pepino

1 c. sopa de hortelã picada

1/2 dente de alho

1 c. sopa de sumo de limão

sal e pimenta q.b.

1 fio de azeite (opcional)


Para uma tigela ralar/esmagar/triturar o alho, juntar o iogurte, a hortelã e o sumo de limão. Temperar a gosto. Juntar o pepino sem sementes, cortado aos bocadinhos pequenos (ou ralado) e envolver. Costumo regar com um fio de azeite.


2 comentários:

  1. Nao conhecia o nome, mas sabia a receita. Faco algo parecido e e realmente uma delicia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

    Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Petitchef.com.

    Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)

    Neste momento contamos com mais de 150 000 visitantes por dia e enviamos mais de 200 000 emails com o menu do dia, se adicionar o seu site / blog e colocar a nossa TAG no seu site poderá receber milhares de visitantes, esperamos a sua inscrição.

    Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


    Visite também o novo site ligado ás artes: http://pt.creatiblogs.com

    Se já se encontra registado no Petitchef, agradecemos a sua participação e pedimos-lhe o favor de nos ajudar a divulgar este site pelos seus amigos.


    Atentamente,

    Octávio
    Ptitchef.com

    ResponderEliminar