4 de março de 2010

Torta de camarão


A receita desta torta é da avó da AA. A neta provou a minha versão e aprovou-a! Esta torta fica muito grande, leve e fofa. A massa é um souflé, por isso, a única maneira de a conseguir enrolar é usar um tabuleiro tamanho XL ou mesmo XXL. O que se vê na foto é meia torta. Fica mais comprida que qualquer das minhas torteiras!

Massa:
½ L leite
2 c. sopa manteiga
3 c. sopa farinha
Sal q.b.
5 ovos
Recheio:
0,5-1 kg de camarão
½ pacote natas
Água de cozer os camarões q.b.p. 350 g
45 g farinha
20 g manteiga
1 c. sopa de concentrado de tomate
Noz-moscada
Sal q.b.
Sumo de limão

Cozer o camarão em água e sal. Reservar a água da cozedura. Escorrer o camarão, descascar (deixando alguns para a decoração) e reservar.

Fazer um béchamel com a manteiga, a farinha, o leite e o sal. (Na Bimby: misturar a manteiga, a farinha, o leite e o sal e programar 9 Min /90º/Vel 4.)
Incorporar as gemas, uma a uma, mexendo muito bem. (Na Bimby: colocando em Vel 4, adicionar as gemas, uma a uma, pelo orifício da tampal.) Deixar arrefecer e incorporar as claras em castelo.

Deitar a massa num tabuleiro grande untado com manteiga, forrado com papel vegetal e novamente untada com manteiga. Levar ao forno (aquecido a 180 ºC) até o palito sair enxuto e ganhar uma cor dourada. Desenformar sobre um pano molhado e bem torcido e deixar arrefecer.

Enquanto a massa coze, preparar outro béchamel com as natas, a água de cozer os camarões, a manteiga, a farinha, o concentrado e a noz-moscada. (Na Bimby, programar o mesmo tempo, temperatura e velocidade descritos anteriormente). Rectificar o sal e temperar um pouco de sumo limão. Mexer.

Colocar este molho por cima da massa cozida, dispor por cima o camarão descascado e enrolar a torta com a ajuda do pano.

Decorar com camarão cozido.

5 comentários:

  1. Que aspecto delicioso!!
    Adorei.
    E como nunca fiz nenhuma torta salgada, acho que me vou estrear com esta.

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  2. Nossa, que linda torta! Já anotei a receita.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Esta torta deve ser de comer e chorar por mais.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficou tão bonita! Que maravilha! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Seliciosa esta torta , adoro camarao

    ResponderEliminar