26 de janeiro de 2011

Mousse de chocolate




Às vezes perguntam-me se tenho uma boa receita de mousse. Só tenho uma, a que sempre conheci e comi em casa e que deve ser a mais simples e tradicional de todas e que tenho anotada na lembrança.

200 g chocolate de culinária
1 c. sopa de manteiga
6 ovos
6 c. sopa (rasas) de açúcar

Partir o chocolate em pedaços pequenos e derretê-lo junto com a manteiga. Aprendi a derreter o chocolate em banho-maria, mas, actualmente, faço-o em breves instantes no microondas.
Bater as gemas. Adicioná-las ao chocolate derretido ainda quente, sob agitação vigorosa.
Bater as claras com o açúcar até obter um merengue forte. Incorporar as claras no preparado de chocolate até obter uma mistura homogénea.
Levar ao frigorífico até à hora de servir.




3 comentários:

  1. Tal como tu também aqui existe uma receita de mousse de chocolate que é sempre a eleita, todos gostam, todos a pedem!
    É engraçado ver que todas nós temos as nossas receitas preferidas, altera sempre alguma coisa mas a base é praticamente a mesma.
    O aspecto dessa mousse é o máximo!

    ResponderEliminar
  2. E em receitas intocáveis, é isso mesmo: não se altera nada, pega-se numa colher e come-se! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Vim aqui parar hoje à procura de uma receita com feijocas, gostei :p

    A minha mãe faz a mousse assim, eu achava um bocadinho forte e usei a "regra" da mesma quantidade de ovos para uma colher de açucar e acrescentei 1 ovo. A minha avó fazia com 8 ovos - por isso como quem conta um conto acrescenta um ponto, quem faz uma receita acrescenta o seu toque :)

    Bjs

    ResponderEliminar