Este bolo já não é novidade para ninguém. Para quem não conheça (tenho pena de só ter foto do exterior), aqui fica. Antes da Bimby, conhecia-o, com leves modificações, como bolo de laranja do liquidificador. É, então, um bolo que faço muitas vezes, não só porque os ingredientes são simples mas porque é rápido de fazer. E sempre me agradou este conceito do “nada se perde”. As claras são empregues em gelado ou nuns biscoitos que só levam claras. A receita está na p.102 do livro base.
250 g açúcar
1 ovo + 2 gemas
1 laranja de casca fina
100 g margarina/manteiga
1 pitada de sal
1 iogurte natural
220 g farinha
1 c. chá de fermento
1 pouco de açúcar para polvilhar (opcional)
Colocar no copo o açúcar, a laranja (com casca) cortada aos bocados e os ovos. Programar 1min/50º/Vel 5.
Juntar a margarina, o iogurte e o sal misturar 30 Seg/Vel 5.
Adicionar a farinha e o fermento e misturar 6 Seg/Vel 4.
Levar ao forno pré-aquecido a 180 ºC, cerca de 30 minutos.
Tal como sugerido no livro, antes de colocar no forno, polvilho a superfície com um pouco de açúcar de modo a criar um leve crosta no bolo depois de cozido.
Olha se esta no livro base, nunca o vi ou se vi foi como se não tivesse visto. Obrigada por colocares aqui este tipo de receitas. Ficou bem bonita na forma em coração.
ResponderEliminarBeijinhos
Ficou com muito bom aspecto, e é um bolo bem leve e saboroso.
ResponderEliminarEu faço um bolo de laranja inteira um pouco diferente, mas laranja ou limão, são ingredientes infalíveis para tornarem um bolo delicioso.
ResponderEliminar:)
Beijinhos
Deve estar delicioso! E essa crosta fica fenomenal, também a utilizo em diversos bolos! Eu tenho um bolo de laranja, o tal do liquidificador... um mimo! Bjs
ResponderEliminar