29 de abril de 2010

Brunch de ovos com cogumelos e salsichas


A receita original chama-se “Taças de ovos com cogumelos e salsichas” (Revista n. 10, p. 28) mas como as minhas taças não têm tamanho adequado para coexistirem 4 na Varoma, fiz em copos. Em alternativa, pode terminar-se a receita no forno (200 ºC, até a clara ficar branca, deixando o ovo cozinhar mais ou menos, a gosto) e, aí, até dá para duplicar a receita. Chamei-lhe brunch porque é, em geral, o seu destino. Com cogumelos frescos o sabor fica dramaticamente melhor. Servir com pão, porque o molho exige.

10 g azeite
1 dente de alho
1 cebola
1 tomate
1 pimento
200 g cogumelos laminados
Sal e pimenta q.b.
1 lata pequena de salsichas (uso de cocktail)
4 ovos

No copo da Bimby colocar: o azeite, o alho, a cebola, o tomate e o pimento. Picar 5 Seg/Vel 5. Juntar os cogumelos, o sal e a pimenta e cozinhar 8 Min/Varoma/Vel colher inversa. Juntar as salsichas às rodelas (ou as pequenas inteiras) e programar 2 Min/Varoma/Vel colher inversa.
Distribuir este preparado por 4 taças untadas, em cada uma deitar um ovo, cobrir com uma folha de alumínio. Colocá-las na Varoma. Deitar 500 g de água no copo, a Varoma por cima e programar 18 Min/ Varoma /Vel 1.
(Em vez da Varoma podem levar-se as taças no forno)

1 comentário: