Esta é a minha receita simplificada, mas nem por isso menos deliciosa deste prato marroquino. Aprendi esta versão com quem sabe da arte (a minha querida Gloria) e, desde então, nunca mais fiz outra. Nem sempre é fácil encontrar estas salsichas, mas são elas o segredo da coisa: não deito nem sal nem especiarias.
6-8 salsichas merguez
2-3 peitos de frango cortados aos cubos
2 cebolas
50 g azeite
1 curgete grande
1 beringela
1 pimento vermelho pequeno
1 pimento verde pequeno
2 tomates
200 g polpa de tomate
Grão cozido (em quantidade equivalente a uma lata pequena)
Piri-piri
Picar as salsichas com um garfo e colocá-las numa frigideira anti-aderente, para que larguem a gordura e fiquem cozinhadas. Retirar as salsichas e colocar o frango para o saltear no molho deixado pelas salsichas. Cozinhar até que a carne deixe de estar crua. Reservar. Entretanto, cortar as salsichas aos pedaços e reservar.
Num tacho, colocar o azeite a aquecer, juntar a cebola às lamelas e deixar que fique loura.
Adicionar as salsichas e o frango com o molho que ainda restar. Mexer. Juntar os restantes vegetais cortados, como para ratatouille, juntar a polpa e mexer para misturar os ingredientes. Tapar e deixar cozinhar, abanando o tacho pelas asas de vez em quando. Verificar se se formou molho. Se tiver pouco molho, juntar um pouco de água. Rectificar os temperos (não costuma ser necessário juntar sal) e deitar piri-piri a gosto. Quando os legumes estiverem cozidos, juntar o grão cozido e deixar cozinhar mais 5 minutos.
Servir com cuscus.
Hummm essa combinação com o cuscus deve ficar muito boa! Adorei!
ResponderEliminarBjs
Nunca comi royal cuscus, mas adorei a receitinha.
ResponderEliminarBeijinhos e bom fds
Eu ando numa fase de consumo intenso de grãos: couscous, trigo, bulgur, cevada, tem havido de tudo cá em casa.
ResponderEliminarEsta sugestão já fica anotada.
Beijinhos e bom fds
Experimentei esta receita com algumas modificações e ficou ótima.
ResponderEliminarSubstitui a salsicha merguez pela de soja e o frango por seitan. Uma boa alternativa, uma vez que cá em casa, alguns voltaram à comidinha vegetariana...
Obrigada Sandra.
Beijinhos
Avó Mé