19 de junho de 2009

Maçãs do paraíso II

Deve haver tantas versões de apple crumble como de bacalhau com natas. Esta versão dedico ao meu querido V. Narciso, em Missão em Taiwan, que é o português (que eu conheça) que melhor fala chinês (soa tal-e-qual!), porque é um grande apreciador do meu crumble. Se não me falha a memória, a receita é da minha doce Helena, do tempo em que éramos bolseiras JTI.
6 maçãs reinetas
150 g açúcar mascavado
150 g manteiga
150 g farinha
1 c. sopa mel
sumo de limão q.b
canela em pó q.b.
Descascar as maçãs e cortá-las em cubos (maiores do que para cup e mais pequenos do que para salada de fruta). Arrumar as maçãs numa assadeira/pyrex/tarteira que possa ir ao forno. À medida que se cortam e arrumam, regam-se com sumo de limão (que espremo directamente para cima das maçãs).
Deitar o mel, em fio fino, sobre a superfície das maçãs, polvilhar com canela e reservar.
Numa tigela, misturar a farinha, a manteiga e o açúcar (faço com as mãos, mas pode ser na batedeira ou afins) até obter uma preparação homogénea. Esboroar o preparado por cima das maçãs, de forma a cobrir toda a superfície.
Vai ao forno a 220º C, até que a superfície fique golden brown. O cheiro também não engana!
Quente, com uma bola de gelado de baunilha, é uma possibilidade bem sucedida de dar cabo da coisa.
Já fiz com outras maçãs e também resulta bem. Quando só tenho 4 maçãs, uso 100 g dos ingredientes pesados. Aumentando a quantidade de maçãs pode sempre aumentar-se a massa, mantendo a proporcionalidade: tanto de manteiga, como de farinha, como de açúcar.

1 comentário:

  1. Não podia ser mais verdade!
    Eu tb tenho a minha, que vai tendo variações e é feite "n" vezes cá em casa. Rápida e boa.

    Esse pratinho bem que chama por mim - acrescento-lhe uma bola de gelado e fico feliz!
    :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar