23 de junho de 2009

Bacalhau de forno


Esta receita está na família ainda antes da maionese se comprar nas lojas. Foi incrementada, nos últimos anos, com a adição do miolo de camarão. E foi feita a substituição do ovo para pincelar por queijo ralado. O puré pode fazer-se na Bimby, receita do livro-base (mas para 1 kg de batatas só uso 300 g de leite).
Este prato, apesar de não ser novidade, é sempre recebido como se fosse a primeira vez. Costumamos acompanhar com uma salada ou grelos salteados.


5-6 postas de bacalhau cozido desfiado, sem pele nem espinhas
300 g miolo de camarão
2 cebolas
3 dentes de alho
70 g azeite
1 folha de louro
4-5 c. sopa de maionese
1,2-1,4 kg puré de batata
100 g queijo ralado


Aloura-se a cebola, às lamelas finas, no azeite quente, juntamente com os alhos cortados ao meio e a folha de louro. Quando a cebola estiver dourada, retiram-se os alhos e adiciona-se o miolo de camarão. Deixar saltear e juntar, por fim, o bacalhau. Envolver bem o bacalhau na cebolada, em lume baixo, e colocar esta mistura num tabuleiro. Retirar a folha de louro. Por cima do bacalhau, colocar a maionese espalhando-a para formar uma camada. Por cima da maionese, dispor o puré de batata, alisando a superfície ou criando relevo com as costas de uma colher. Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno a gratinar até que fique com uma crosta amarelinha.

2 comentários:

  1. Esta é mesmo como eu gosto!
    O engraçado é que as receitas com bacalhau prestam-se mesmo às tão faladas 1001 variações: ainda ontem publiquei uma quase com os mesmos ingredientes mais combinados de forma diferente.
    Fica logo outra coisa!
    Vou experimentar este em breve. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Hoje vou fazer bacalhau para o jantar.
    Gostei desta receitinha.
    Depois dou noticias :))

    bjs

    ResponderEliminar