14 de maio de 2009

Salmão à finlandesa


Esta é uma das receitas simples, de que já perdi a conta de quantas vezes fiz, e que transforma o salmão no rei da festa. Aprendi a receita em Helsínquia, por isso chamo a receita desta forma. Na praça do peixe, na Finlândia, aprendi a arranjar o salmão de uma forma interessante: as postas são cortadas ao meio, de forma a retirar as espinhas, com o cuidado de não danificar a pele. A posta é então aberta, de forma que a pele de um e de outro lado contacte uma com a outra, e o peixe sem espinhas fique para o exterior. Muitas vezes, como no caso de hoje, usei lombos de salmão, também designado pela minha filha como peixe-das-princesas, ou não fosse cor-de-rosa.

7 lombinhos de salmão

2 c. sopa de manteiga

200 g miolo de camarão

1 cebola

1 pacote de natas ligeiras (ou light) para culinária

Aneto

Sal e pimenta

1-     Num tacho largo ou frigideira, colocar a manteiga a derreter e colocar os lombos de salmão. Temperar com sal e pimenta. Com o lume muito brando para não queimar a manteiga, deixar que o peixe doure ligeiramente de ambos os lados.

2-     Quando o peixe estiver cozinhado, retirá-lo para um prato e reservar.

3-     Mantendo o lume suave, adicionar a cebola em lamelas finas e deixar que dourem. Colocar uma tampa para que amoleçam mais facilmente.

4-     Adicionar os camarões para os saltear.

5-     Adicionar as natas e mexer. Deixar que levantem fervura.

6-     Recolocar o peixe no tacho, aproveitando o molho que eventualmente se tenha acumulado no prato, e envolver as postas no molho, com cuidado, para não desfazer o peixe. Rectificar os temperos e polvilhar com aneto fresco ou seco.

7- Tapar até ao momento de servir para que se percam os aromas. Antes de servir polvilhar com mais aneto. 

Acompanho sempre com batatinhas primor cozidas (com água, sal e hortelã) e temperadas com azeite e, ainda, uma salada verde. O aneto ou endro dá ao salmão um sabor inconfundível. Às vezes encontro aneto fresco nos produtos biológicos dos supermercados. O que me sobra, pico e congelo. Desta vez usei seco, da marca Ducros, com o nome de “Eneldo”. O El Corte Inglês tem aneto seco da própria marca.

Sem comentários:

Enviar um comentário