

Normalmente, acompanhamos com arroz branco (um must na Guiné). Além do arroz, desta vez acompanhámos com rama de beterraba salteada, que consegui encontrar no mercado biológico do Príncipe Real. Faço-as da mesma maneira como faço com os espinafres: alouro 2-3 dentes de alho em azeite. Junto as folhas cortadas em juliana grossa e os talos em pequenos pedaços e, depois de os envolver no azeite e os temperar com sal, deixo que “estufem” em lume baixo, na própria água, tapando o tacho. Nutricionalmente, são tão boas ou melhores que os espinafres; o sabor anda entre a beterraba e os espinafres; visualmente, são mais interessantes!
Quem conhece a Guiné “profunda” sabe que na tabanca mais remota se vendem caldos Knorr. Aventava uma explicação para isto, mas isso agora não interessa nada. Isto, para dizer que a receita original inclui mas eu torno esta inclusão opcional.
1 galinha (ou frango) aos pedaços pequenos (já fiz só com coxas ou só com peito)
2 cebolas
30 g azeite
3 c. sopa de pasta de amendoim (compro nas lojas de produtos africanos)
1 dL água
4 dL àgua fervente para desfazer a pasta de amendoím
1 caldo de galinha
Sal e pimenta/piri-piri q.b.
1- No copo colocar cebola, o azeite e programar 8 Seg/ Vel 5 e, a seguir, 7 Min/100º/ Vel 1.
2- Juntar o frango e programar 15 Min/100º/ Vel Colher Inversa.
3- À parte, dissolver a pasta com 4 dL de água fervente
4- À carne, adicionar 1 dL água e o caldo e programar 10 Min/100º/ Vel Colher Inversa.
5- Juntar a preparação do amendoim e programar mais 10 Min/100º/ Vel Colher Inversa. O tempo de cozedura poderá aumentar, dependendo da carne.
Tens sempre receitas tão originais aqui, por isso é que passo sempre por cá!
ResponderEliminarNão conhecia, mas, como sempre, gostei muito.
:)
Beijnhos.
A minha sogra ainda faz esta receita manualmente porque o meu sogro é da guiné. Finalmente encontrei isto adaptado à Bimby! Estou muito contente porque é a minha comida preferida desde que me casei. :)
ResponderEliminar