22 de maio de 2009

Galinha em caldo de mancarra


Esta receita, que se confecciona na Guiné, foi introduzida na nossa mesa pela mão do Johnnybigodes, que aliás confeccionou e fotografou esta adaptação bimbólica. Usamos a pasta de amendoim em lata, mas na Bimby seria possível preparar a pasta em casa. Depois de abrir a lata congelo o resto para uma próxima utilização. Nunca usámos manteiga de amendoim, mas poderá ser uma alternativa.

Normalmente, acompanhamos com arroz branco (um must na Guiné). Além do arroz, desta vez acompanhámos com rama de beterraba salteada, que consegui encontrar no mercado biológico do Príncipe Real. Faço-as da mesma maneira como faço com os espinafres: alouro 2-3 dentes de alho em azeite. Junto as folhas cortadas em juliana grossa e os talos em pequenos pedaços e, depois de os envolver no azeite e os temperar com sal, deixo que “estufem” em lume baixo, na própria água, tapando o tacho. Nutricionalmente, são tão boas ou melhores que os espinafres; o sabor anda entre a beterraba e os espinafres; visualmente, são mais interessantes!

Quem conhece a Guiné “profunda” sabe que na tabanca mais remota se vendem caldos Knorr. Aventava uma explicação para isto, mas isso agora não interessa nada. Isto, para dizer que a receita original inclui mas eu torno esta inclusão opcional.


1 galinha (ou frango) aos pedaços pequenos (já fiz só com coxas ou só com peito)
2 cebolas
30 g azeite
3 c. sopa de pasta de amendoim (compro nas lojas de produtos africanos)
1 dL água
4 dL àgua fervente para desfazer a pasta de amendoím
1 caldo de galinha
Sal e pimenta/piri-piri q.b.

1- No copo colocar cebola, o azeite e programar 8 Seg/ Vel 5 e, a seguir, 7 Min/100º/ Vel 1.

2- Juntar o frango e programar 15 Min/100º/ Vel Colher Inversa.

3- À parte, dissolver a pasta com 4 dL de água fervente

4- À carne, adicionar 1 dL água e o caldo e programar 10 Min/100º/ Vel Colher Inversa.

5- Juntar a preparação do amendoim e programar mais 10 Min/100º/ Vel Colher Inversa. O tempo de cozedura poderá aumentar, dependendo da carne.

2 comentários:

  1. Tens sempre receitas tão originais aqui, por isso é que passo sempre por cá!
    Não conhecia, mas, como sempre, gostei muito.
    :)

    Beijnhos.

    ResponderEliminar
  2. A minha sogra ainda faz esta receita manualmente porque o meu sogro é da guiné. Finalmente encontrei isto adaptado à Bimby! Estou muito contente porque é a minha comida preferida desde que me casei. :)

    ResponderEliminar