18 de maio de 2009

Torta de açúcar amarelo e refresco de capilé

As doçuras são loucuras? Pois é. Mas podem trazer-nos maravilhosas lembranças. No sábado de manhã fui com a família ao jardim do Príncipe Real, ao mercado de produtos biológicos (e já só isso chegava para me fazer feliz) quando me cruzei com o Quiosque de Refresco e fiz uma viagem no tempo até à minha infância, até aos fins de tarde na casa da Dédé, em que bebíamos um refresco de xarope de capilé. E foi um desses refrescos que bebi neste quiosque, onde encontrei igualmente uma série de coisas boas, do “antigamente”, para beber, e outras preciosidades para comer. O refresco de capilé é feito à base de xarope de avenca. O xarope de compra não será tão bom mas é sempre uma alternativa. Há mais dois quiosques: um no Largo de Camões e outro na Praça das Flores. A ideia de recuperar estas coisas, não podia ter sido melhor. 

Refresco:

25 a 50 mL de xarope capilé

1 casca de limão

2,5 dL água fresca

Gelo a gosto

Stirred not shaken.



A tortinha, pois só usei 6 ovos (não fosse a coisa não resultar), é um ensaio para reproduzir uma que comi, que tenho na lembrança, mas de que não tenho receita. O resultado em nada se parece ao da lembrança, mas é igualmente bom. Os meus colegas provaram e aprovaram.

Torta:

6 ovos

250 g açúcar amarelo

1 c. sopa maisena

Raspa e sumo de um limão pequeno


Aquecer o forno a 180º C.

Misturar bem o açúcar e a maisena. Adicionar o sumo e a raspa de limão. Juntar os ovos e bater bem.

Na Bimby: Colocar a casca do limão sem a parte branca, juntar o açúcar e a maisena e triturar 10 seg/Vel 9. Colocar a borboleta. Juntar o sumo e os ovos e bater 5 Min/37º/Vel 4.

Untar um tabuleiro com manteiga, forrar com papel vegetal e voltar a untar. Colocar a massa e levar ao forno 20 min. Verificar a cozedura com um palito.

Estender um pano de cozinha molhado (torcido) na mesa em que se vai enrolar a torta, desenformar a torta para cima do pano, remover o papel e com a ajuda do pano enrolar enquanto quente. Colocar na torteira depois de frio.


1 comentário:

  1. Eu fico torta sempre que vejo uma torta! Gosto muito. A de laranja é a minha favorita, mas esta deve ser óptima!

    ResponderEliminar